Possíveis Reações Fisiológicas na Transição para o Vegetarianismo

Como já sabemos as carnes possuem toxinas, e comparando a um viciado em drogas, assim pode se tornar o nosso corpo quando ingerimos certas quantidades de carne.

A toxina da carne pode ter um efeito estimulante, e pode acontecer como num caso de abstinência, do corpo “pedir” mais, sentir falta. Muitas pessoas que têm por hábito ou vício tomar cafeína, por exemplo, quando param por um tempo podem relatar dores de cabeça, irritação, etc. Assim pode acontecer quando retiramos a carne da nossa dieta.

Algumas pessoas relatam cansaço, desânimo, fraqueza, irritação, alteração em ciclo menstrual, dentre outras coisas. E com isso, tentam justificar a pseudo necessidade do consumo de animais. Na realidade, o que pode estar acontecendo é que o corpo está passando por um processo de desintoxicação, purificação, abstinência. ( Mas, isso não acontece a todas as pessoas – que fique claro!).  As carnes hoje, principalmente as de frango, contém muitos hormônios, com isso, podem ocorrer alterações hormonais quando essa dosagem começa a reduzir.

Normalmente esse período de alterações que pode acometer algumas pessoas, dura uma semana em média. Após isso, a disposição, força, ânimo, etc, retornam.

Claro que para retirarmos a carne ou qualquer outro alimento que habitualmente consumimos, precisamos de substituições, e é necessário um acompanhamento nutricional. Isso independe da dieta. O ser humano precisa de determinados nutrientes diários para um bom rendimento, funcionamento do seu corpo.

Anúncios

Uma resposta

  1. Muito importante tocar nesse assunto! Um conhecido meu teve essas reações, ficou super preocupado, e acabou indo ao médico…não deu outra, o médico mandou ele voltar a comer carne -.-
    E por causa disso ele colocou na cabeça que vegetarianismo faz mal pro ser humano…infelizmente perdi o contato com ele, senão iria conversar mais com ele sobre o assunto, agora que tenho o meu ponto de vista…pq até então, eu não sabia exatamente como funcionava o corpo humano com relação à ingestão de carne…
    Enfim, tem muita gente que se deixa levar por isso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s